Conceito e perguntas

Nefrologia

É a especialidade médica que estuda as funções dos rins e dos órgãos que formam o aparelho urinário, bem como suas patologias, formas de prevenção e tratamentos das diversas doenças relacionadas.

Pergunta 1: Quais doenças são tratadas pelo Nefrologista?

Resposta: O Nefrologista faz o tratamento e acompanhamento das seguintes patologias: doença renal crônica (DRC), que é complicação comum de hipertensão arterial e diabetes mellitus, cálculos renais (pedras nos rins), infecção urinária, cistos renais, nefrites, hipertensão arterial, etc. No entanto, entendemos que uma das ações mais importantes do Nefrologista está, justamente, na prevenção da insuficiência renal crônica, com medidas não medicamentosas de controle das doenças de base e tratamento adequado destas, além de medidas específicas para a doença renal.

Pergunta 2: O que podemos fazer para prevenir as doenças renais?

RespostaA pessoa que é portadora de uma doença que pode acometer os rins direta ou indiretamente deverá dar adequada atenção ao seu tratamento. Controlar bem esta que é chamada de “doença de base” é o passo inicial para prevenção da DRC. Neste caso, é interessante fazer um acompanhamento preventivo com o Nefrologista. Se você não é portador de nenhuma "doença de base", a realização de exames, periodicamente, pode auxiliar na detecção precoce de um problema renal e ser ferramenta importante para sua prevenção.

Pergunta 3: Uma pessoa pode viver normalmente com apenas um rim?

RespostaSim. Ela pode nascer com apenas um rim ou, ao longo de sua vida, sofrer de alguma doença que a leve a perder um dos rins. Dependendo do caso em questão e também do cuidado com seu corpo (e com o outro rim, logicamente), ela poderá viver bem e normalmente, sobretudo se assumir atitudes que preservem seu único rim.

Pergunta 4: Cálculos renais devem ser tratados pelo Nefrologista ou pelo Urologista?

Resposta: Por qualquer um dos dois, pois deverá haver um estudo no sentido de entender o que está acontecendo com o metabolismo renal daquele indivíduo portador de cálculo renal, para que sejam determinadas medidas preventivas - dieta, medicação, atividade física, etc.; - se houver necessidade de intervenção invasiva ou cirurgia, estes procedimentos serão realizados pelo Urologista.

Pergunta 5: Anemia pode ser sintoma de problema nos rins?

Resposta: Sim. Nos casos de DRC, os rins reduzem a produção de um hormônio, a Eritropoetina, e em consequência, há uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos, o que resulta em anemia.